sábado, 23 de setembro de 2017

Pyongyang diz que ameaças de Trump soam como “os latidos de cão”

Declarações do ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte surgem depois de Trump ter dito há dois dias que a única solução será “destruir totalmente” o país caso o regime de Pyongyang prossiga com o seus planos nucleares

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, disse esta quinta-feira de madrugada que as ameaças do Presidente norte-americano, Donald Trump, de destruir o seu país soam como "os latidos de um cão".

"Se ele (Trump) pensa que pode atemorizar-nos com os latidos de um cão, realmente é um 'sonho de cão'", disse Ri, que participa na Assembleia-Geral da ONU, informaram os media norte-americanos, citados pela agência EFE.

A expressão "sonho de cão" é usada pelos norte-coreanos para referir-se a coisas absurdas ou que não fazem sentido.

As declarações de Ri surgem depois de, na terça-feira, Trump ter dito, perante a Assembleia-Geral da ONU, que a única solução será "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso o regime de Pyongyang continuar a ameaçar os Estados Unidos e aliados.


"É altura de a Coreia do Norte perceber que a sua desnuclearização é o único futuro aceitável", advertiu Trump, na sua primeira intervenção perante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que começou esta quinta-feira na sede da organização, em Nova Iorque.

O chefe de Estado norte-americano insistiu que os testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte "ameaçam o mundo inteiro", pedindo unidade para isolar o regime liderado por Kim Jong-un, sobre quem Trump disse ter embarcado numa "missão-suicida".

"Se [os Estados Unidos] forem forçados a defender-se e aos seus aliados, não teremos qualquer escolha senão destruir a Coreia do Norte", afirmou.

Pouco antes do discurso de Trump, o seu primeiro que na ONU como Presidente dos EUA, o representante da Coreia do Norte na Assembleia-Geral abandonou a sala.

Lusa | em Expresso | Foto: Romeo Ranoto/Getty

Sem comentários: