quinta-feira, 30 de março de 2017

Brexit. Donald Tusk: Não vale a pena fingir que hoje é um dia feliz, mas UE a 27 está mais unida

O presidente do Conselho Europeu, já com a carta de notificação do ‘Brexit’ em sua posse, afirmou que “não vale a pena fingir que hoje é um dia feliz”, mas observou que a UE a 27 está hoje “mais unida”.

“Não vale a pena fingir que hoje é um dia feliz, nem em Bruxelas, nem em Londres. Afinal de contas, a maioria dos europeus, incluindo quase metade dos eleitores britânicos, desejavam que continuássemos juntos e que não nos separássemos. Quanto a mim, não vou fingir que estou feliz hoje. Mas, paradoxalmente, há também algo positivo no 'Brexit': o 'Brexit' tornou-nos, a comunidade dos 27, mais determinada e mais unida do que antes”, declarou Donald Tusk, em Bruxelas.

O Reino Unido notifica na quarta-feira formalmente a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa que determina o processo de saída da União Europeia.

Os líderes europeus reunir-se-ão depois em cimeira no dia 29 de abril para definir as posições da União Europeia a 27 nas negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu.

O designado 'Brexit' decorre do resultado do referendo de 23 de junho de 2016, quando 52% dos eleitores votaram pela saída do país da UE, derrotando os 48% que preferiam a permanência.

O dispositivo previsto no tratado europeu determina que as duas partes têm dois anos para chegar a um acordo sobre os termos da separação, que poderá ter implicações políticas, jurídicas, económicas e financeiras.

SAPO TL com Lusa - Foto@ Yves Herman /EPA

Sem comentários: