terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Governo timorense aprova lei de Arbitragem e Conciliação para dar "confiança" a investidores

Díli, 17 jan (Lusa) - O Governo timorense anunciou a aprovação de um projeto-lei que pretende criar meios alternativos de resolução de litígios comerciais e que se insere nos esforços de criação de um ambiente favorável ao investimento no país.

Trata-se, segundo explica o Governo em comunicado, do projeto de lei sobre Arbitragem, Mediação e Conciliação, e pretende "melhorar o ambiente de negócios em Timor-Leste, promover o investimento e estimular o crescimento económico".

A proposta, que vai agora para o Parlamento Nacional, insere-se no pacote de medidas do "Guia do Governo para a Reforma Económica e Crescimento 2015-2017", que abrange vários aspetos desde o legislativo ao administrativo.

Inclui medidas para impulsionar o investimento privado, a diversificação económica e o emprego sustentável em Timor-Leste, abrangendo sete setores de reforma e cinco setores prioritários para o crescimento.

"A lei sobre Arbitragem, Mediação e Conciliação cria meios alternativos de resolução de litígios comerciais e aumenta a segurança jurídica e a velocidade na resolução de conflitos, dando assim maior confiança aos investidores e entidades empresariais", sublinha um comunicado do Governo.

"A lei de Timor-Leste inclui no seu âmbito mediação e conciliação, dado o crescente papel destes métodos como importantes meios de resolução de conflitos, tanto para entidades empresariais nacionais como internacionais", sublinha o executivo.

Para Agio Pereira, porta-voz do Governo e ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, o projeto-lei permite aos investidores e empresários "resolver disputas comerciais de forma adequada e imediata".

"O Governo continua concentrado em garantir o melhor ambiente de negócios, de modo a atrair investimento, incentivar a diversificação e estimular o desenvolvimento do setor privado em Timor-Leste", refere.

A lei baseia-se, segundo o Governo, nas melhores práticas definidas pelo Modelo de Lei Internacional de Arbitragem [2006] que é recomendado pela Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional.

Desde a aprovação do guia para a Reforma Económica e Crescimento, o Governo aprovou já um conjunto de medidas, incluindo a criação de uma nova autoridade aduaneira, a adoção de código aduaneiro moderno e mais transparente são algumas das medidas adotadas para promover o investimento e o setor privado em Timor-Leste.

Regular as terras e propriedades, o desenvolvimento de infraestrutura económica, a regulação laboral e desenvolvimento da força de trabalho, a reforma do ambiente de negócios, a reforma fiscal, a reforma do sistema de investimento privado e o desenvolvimento e a reforma do setor privado são áreas de ação prioritária para o executivo, sublinha o comunicado.

ASP // FV.

Sem comentários: