terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Reforma Legislativa envolve Ministérios no exame do estado da legislação


Uma Resolução do Governo de 31 de outubro de 2016 determina que “a reforma legislativa tem um caráter transversal e exige o envolvimento e a análise legislativa de cada um dos setores tutelados pelos Ministérios”. Assim, a Comissão para a Reforma Legislativa e do Sector da Justiça (CRL) tem estado a realizar sessões de trabalho introdutórias à Metodologia de Análise Legislativa, à medida que os elementos de contacto (“pontos focais”) são nomeados pelos Ministros.

No seu conjunto, o estudo base de todo o ordenamento jurídico timorense contará, em cada setor, com o contributo de equipas técnicas coordenadas pelos pontos focais, seguindo a metodologia e programas acordados com a CRL. Esta será feita através de um questionário que irá permitir uma análise detalhada e aprofundada da legislação por setor, servindo de base à reforma legislativa.

Estão já nomeados os interlocutores da Presidência do Conselho de Ministros, do Ministério da Educação, do Ministério do Interior, do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, do Ministério das Finanças, do Ministério da Saúde, do Ministério do Comércio, Indústria e Ambiente, do Ministério do Turismo, Arte e Cultura e do Ministério do Petróleo e Recursos Naturais.

No dia 19 de dezembro, haverá uma sessão de trabalho conjunta que avançará no aprofundamento e finalização da análise do Calendário e Questionário de Exame do Estado da Legislação, cujos resultados devem estar disponíveis para utilização da CRL no início de março de 2017.

Governo de Timor-Leste, em 02 de dezembro de 2016

Sem comentários: