sexta-feira, 4 de março de 2016

Presidente timorense reitera que fronteiras são assunto pendente na relação com Austrália


Díli, 03 mar (Lusa) - O Presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, reiterou hoje que a demarcação das fronteiras marítimas, "assunto pendente das relações com a Austrália", é uma prioridade nacional e deve contribuir para aprofundar as relações bilaterais.

"Acredito que os nossos povos, mutuamente solidários ao longo da história, as nossas duas democracias, saberão encontrar, pela negociação e diálogo, soluções aceitáveis mutuamente vantajosas, dando nesse processo novos contributos para o reforço da estabilidade, confiança e liderança regionais", disse o chefe de Estado.

"A solução deste dossiê contribuirá para aprofundar ainda mais as nossas relações de boa vizinhança e amizade e para reforçar a confiança mútua", afirmou.

Taur Matan Ruak falava no arranque de um almoço em honra do governador-geral da Austrália, Peter Cosgrove, o homem que em 1999 liderou as forças multinacionais que restabeleceram a paz em Timor-Leste depois do referendo da autodeterminação.

Cosgrove está desde quarta-feira em Timor-Leste para uma visita durante a qual, além de encontros com o chefe de Estado e com o Governo, falou no Parlamento Nacional e se reúne com veteranos timorenses.

Uma visita que permite, disse o chefe de Estado, comemorar "a amizade duradoura e estável entre" os dois países e os dois povos e recordar o contributo "decisivo" de Cosgrove para "a paz e a segurança dos timorenses". Laços cimentados ao longo da história em que os dois povos "partilharam momentos de dor e grande provação", incluindo na 2ª Guerra Mundial, quando os timorenses "sofreram pesadas baixas" para apoiar militares australianos.

Momentos antes do arranque do almoço de Estado, Taur Matan Ruak conferiu a Cosgrove o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste, a mais alta condecoração que do país atribuída a estrangeiros.

"Reflete o sentido reconhecimento, meu e dos timorenses, pela ação notável de vossa excelência e o seu contributo pessoal, ao longo dos anos, em prol da estabilidade e segurança do nosso país e da região e do aprofundamento da amizade e confiança entre Timor-Leste e a Austrália", explicou.

O Grande Colar da Ordem de Timor-Leste só é atribuído a chefes de Estado estrangeiros que se distingam "pela sua ação em benefício da comunidade, de um país ou mesmo da Humanidade".

O Presidente da República reconheceu o papel da Austrália em 1999 e, desde aí, o apoio a vários setores em Timor-Leste, no processo de construção nacional em curso.

"O intercâmbio cultural e económico entre os nossos povos é intenso. A assistência da Austrália é importante e apreciada pelos timorenses", disse.

"A cooperação entre Timor-Leste e a Austrália contribui para o reforço da estabilidade e segurança regionais. Desejamos continuar a aprofundar e a alargar esta cooperação, para impulsionar um desenvolvimento económico regional mais integrado, gerador de mais bem-estar para as populações", afirmou.

ASP // MP

Sem comentários: